sábado, 13 de agosto de 2011

Restitui-me, Senhor!

Ouvi uma música cristã hoje de um CD que comprei.

Fala de restituição. Bonita melodia. Mas fiquei pensando: restituir o quê? O que posso pedir que me é de direito? O que posso ter perdido e que não era para ser?

Pensei bem - eu fui servo de mim mesmo, das minhas paixões, de uma consciência sujeita aos apetites meramente animais... e agora fui feito servo de Cristo. 

E, uma vez servo, escravo,... pergunto: um escravo tem direito? Então... restituir o quê?
Mas não parei ai.

Lendo as Escrituras, acabo por descobrir que Deus, por Ele mesmo e Sua graça nos leva sempre, de graça em graça ao crescimento. Com a ajuda de cada membro, de cada junta e ligadura, com o exercício dos dons e das experiências... cresço até que um dia, alcance a estatura do Varão Perfeito. 

Ora, nesse processo, perdemos coisas, vemos coisas abaláveis sendo abaladas e caírem ao chão. E a pergunta vem: O que vou pedir pra que Deus me restitua?

Será que o assombrado Jó, pediria em sã consciência, depois de, passar o que passou e, segundo ele próprio ver com os olhos, Aquele de quem só ouvira falar? Acho que nem os bens e possessões que perdera - com a permissão de Deus e para um propósito que é sempre bom, perfeito e agradável - fariam-no desejar voltar a um patamar abaixo, a uma condição anterior à tal revelação. 

Se Deus nos faz andar em novidade de vida, a experimentar o novo - o novo que não vem de fora, mas de dentro, uma nova visão Dele, da Sua graça, da vida, das circunstâncias, do que é eterno, uma nova mente, uma nova consciência formada segundo o Evangelho, pergunto: Restituir-nos o quê?

Ora, de capa a capa, do Antigo ao Novo Testamento, lemos o apelo "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas, porque estou fazendo coisa nova", ou coisas do tipo: "Quem lança mão do arado e olha pra trás não é digno de Mim", ou como Paulo afirmava: "Uma coisa faço - esquecendo-me das coisas que para trás ficam prossigo pra frente", o que pode ser esse pedido "Restitui-me"?

Francamente, tudo o que mais tenho pedido é que Deus me faça acontecer o novo e não reviver o que é velho. Custe o que custar, doa o que doer, quero o novo de Deus.

E, se é pra pedir restituição, pergunto: "Será que podem restituir-me o dinheiro que gastei no CD?" 

12 comentários:

Daniela Nogueira disse...

Excelente reflexão. Afinal, já recebemos a graça, que, por definição, já é imerecida. O que mais poderemos querer?

Que Deus te abençoe!

Juliano Fabricio Ferreira disse...

Sempre achei engraçada essa musica....Hj em dia ta na moda mandar em DEUS....afffff. como diz o Paulo Jr. sobre a pena de morte.."todos nos a mereciamos..." Ainda bem que DEUS e bem homorado... Abraços.

Samuel disse...

Muito bom Rubinho. Obrigado pelo texto; me fez um bem tremendo. Abraços!

madusilva disse...

excelente texto...

realmente: restituir o que?

tava passeando pelo blog do Samuel (esse cara de cima) e caí por aqui.. Tem muita coisa boa rolando...

Deus nos abençoe...
paz...

Madu

www.madujazz.wordpress.com

Sarah Catarino disse...

Mas na sua Biblia tem uma passagem em Joel onde Deus promete restiuir os anos que foram comidos pela locusta, pelo gafanhoto e quando ele restitui não é velho, é sempre novo, porque essa é a Sua natureza.
Te amo
Sarah

Amor pelo Evangelho disse...

ótima reflexão. Quem somos nós para pedir que Deus venha a nos restituir em algo. Deus nos tem dado de sua Graça de graça, o que mais preciso?

Deus é bom!

Paz e Graça!

Fernando e Yvia = Pitucos disse...

provavelmente ouvimos a mesma musica ontem no culto que fomos e conforme eu lia a letra no telao ia me indignando...minha mãe, Marinei, acabou de me passar o link do teu blog e justamente hoje eu leio essa mensagem ahuahuhaa veio na hora certa e trouxe ainda mais embasamento pra minha indignaçao. Queria muito te conhecer no jantar de amanhã... que pena que ainda não será dessa vez!

Sérgio Valadão disse...

Bom gostei tanto que ja explalhei esta relexão...Valeu !

Antonio Batalha disse...

O desejo do meu coração é que você a uma benção, publicando o que Deus colocar em seu coração, e o meu objectivo é unir mais o cristão a Jesus Cristo, e juntos levarmos a Palavra, sermos edificados e um vaso nas mãos do Grande Oleiro, vamos estabelecer parceria e construirmos juntos uma fortaleza contra as trevas. Um grande abraço e o desejo que estejam bem.

mary disse...

então vamos pedir a restituição antecipada dos anos que ainda vamos viver...

Dea Rocha disse...

Binhooooo!!! Feliz em 'ler' você, querido! Saudades! O Senhor seja contigo! Beijos e... A B R A Ç O S!!!! Dea.

Antonio Batalha disse...

É bom encontrar postagens que se possa ler e meditar, é bom encontrar irmãos que se esforçam para se manterem íntegros, que se afastam do pecado, e o desmascaram. É bom encontrar irmãos que amam mais a Jesus do que a posição que ocupam. É bom encontrar irmãos que se alegram na verdade e falam dela como uma forma de vida, Isto alegra o coração de Deus, e traz verdadeira recompensa. A pessoas assim deixo um abraço em Cristo Jesus, e que a paz e a graça de Jesus sature o seu coração.