quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ó tentação dos atalhos...

Como é difícil esperar. Pelos outros, pelos processos, pelos frutos, pelos resultados... Esperar pela resposta do organismo a um medicamento, pelo resultado de um trabalho feito,... Não é, definitivamente fácil, esperar pelo que não está nas nossas mãos.

Isso exige de nós paciência, confiança e perseverança.

Essa, aliás, parece a coisa mais difícil ainda, quando se pensa no caminhar do crente, esse que, como o nome diz: "Olha com os olhos da fé, para o que está além das circunstâncias", mesmo que não seja ele um religioso. Um cientista ateu, tem igualmente que saber esperar pelas respostas de um experimento, ou de uma pesquisa.

Nesse campo, percebo o quanto o perseverar foi e é uma matéria cara, ao olhar aos relatos bíblicos.

Neles, há histórias que bastem de situações que exigiram muita firmeza entre o primeiro passo - as ações e feitos - e o resultado esperado. Sempre que teimaram em encurtar a coisa, deram com os burros n'água. Alguns chegaram a fazer a coisa certa, mas na hora errada e do modo errado. E comprometam tudo.

Às vezes, assusto-me com a quantidade de pessoas - as mesmas, sempre - a atenderem apelos por oração, a frequentarem reuniões, campanhas e outros eventos do desespero à cata de bênçãos, livramentos e milagres. E não faltam os que se aproveitam dessa fraqueza, a explorar-lhes a deficiente disposição em aguardarem que dos céus, lhes chegue a resposta. E dispõem-se mesmo a pagar uma fortuna pela fantasia de poderem chegar lá, andando menos e esperando pouco.

Custa-nos discernir que "TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Ec 3:1).

Hoje, mais uma vez, fui lembrado disso, do quanto custa-me esperar pelo que não posso controlar. E dessa tentação terrível para apanharmos os atalhos, quaisquer que sejam eles, que nos tragam a ilusão de podermos avançar, ou darmos um jeitinho que agilize tudo, que encurte o caminho longo - e um tempo que desconhecemos - a percorrer.

Como bem recomenda-nos São Paulo: "e, depois de haver feito tudo, ficar firmes" (Ef 6:13).

Ao invés de tentar apanhar um caminho improvisado sob o risco de desviar-me do propósito, do alvo, preciso mesmo é de me firmar. E saber esperar!

6 comentários:

Juliano Fabricio Ferreira disse...

legal...confesso que isso e dificil...somos a favor do imediato...mais to aprendendo. ainda mais agora como marido e pai...prefiro o melhor em detrimento ao mais rapido...paciência...como diz a musica do Lenine...abraços

Néa e Arthur disse...

Ah como é difícil esperar...vivo me perguntando será que consigo dar um jeitinho pro meu milagre chegar mais rápido?Como é difícil viver a espera de um milagre,sei que a Vida por si só já é um milagre mas como seres humanos sonhamos,desejamos e esperamos que aquilo se concretize.Com meu filho estou aprendendo a arte de esperar e confiar.Um grande abraço!
Néa e Arthur

entendimentonovo.com disse...

Mano, cada vez mais somos a geração "fast-food"...

Que o pai nos fortaleça na fé que espera e confia!


Bjao!

Rubinho Pirola disse...

Obrigado pelo coment, meus amigos preciosos!
Saber esperar é uma virtude cristã. Dom de Deus, que alcançamos, não sem muito esforço. Que é ajudado, na meditação das promessas que encontramos Dele na Sua Palavra. Ali, tbm há uma delas que, espero, seja o que experimentem todos os dias(especialmente Néa e Arthur!) -

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Isaías 40:28-31

Beijão pra vcs!

Lígia Brandão disse...

Muito bom o seu blog,um convite à reflexão.
Em tempos de tanta pressa e rapidez nas informações.
O mundo corre e não quer parar.
Um grande abraço,

www.farolquebrilha.blogspot.com

Anônimo disse...

UAU!!!!!!!!!!!!! TUDO, AMEI!!!! É ISSO MESMO, É VERDADE!!! BJÃO fLÁVIA