sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sexo e chocolate - Como vai ser a vida no céu!


por C. S. Lewis*

A letra e o espírito das Escrituras, e de todo o cristianismo, nos proíbem de supor que a vida na nova criação será sexuada; e isso reduz nossa imaginação a duas alternativas embaraçosas: corpos dificilmente reconhecíveis como humanos, ou um jejum perpétuo.

Com relação ao jejum, penso que nossas atuais perspectivas sejam como as de uma criança que, se lhe contam que o ato sexual representa o mais elevado prazer físico, pergunta prontamente se é possível comer chocolate ao mesmo tempo.

Ao receber uma resposta negativa, quem sabe ela passe a associar a sexualidade basicamente à ausência de chocolate. Seria inútil tentar lhe explicar que, em seu êxtase sexual, os amantes não estão interessados em chocolate, pois têm algo melhor em que pensar.

O menino conhece bem o chocolate, mas nada de positivo que possa excluí-lo. A nossa situação é a mesma. Conhecemos a vida sexual; não conhecemos, exceto por vislumbres, aquilo que, no céu, não deixará espaço para ela. Assim, onde a plenitude nos aguarda, antecipamos o jejum.

Negar que a vida sexual, como a entendemos agora, possa fazer parte da bem-aventurança final, não é necessariamente supor que a distinção entre os sexos irá desaparecer. Supõe-se que tudo que não for mais necessário para propósitos biológicos talvez sobreviva por seu esplendor.

A sexualidade é o instrumento tanto da virgindade como da virtude conjugal; nem homens, nem mulheres terão de lançar fora as armas que vinham empregando com sucesso.

Só os derrotados e fugitivos têm de lançar fora as suas espadas. Os vitoriosos desembainham as suas e as mantêm erguidas.

“Além-do-sexual” seria um termo melhor do que “assexuada” para a vida no céu.

* "Um ano com C.S.Lewis" - Ed. Ultimato

2 comentários:

Alice disse...

Rubinho.... não resisto em confessar: sou tua fã incondicional!! rsrsrsss....

Sigo-te através do Danilo- Genizah e tu através de teus textos tem me ajudado muito , mais muito mesmo !!

Venho republicando alguns em meus blogs e usando suas palavras ( com a devida citação de seu nome) em meus estudos ...

Aceite minha admiração e meu humilde carinho caiçara !!

Super abraço pra vc !!


Alice

www.verdadesnuas.blogspot.com

www.alicenopaisdopensamento.blogspot.com

Rubinho Pirola disse...

Obrigado, Alice!

Você também é muito querida por nós lá no Genizah e aqui em casa - pela minha esposa Betânia.

Um abração para você também.

E obrigado por saber que podemos serví-la.